- 10 PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ISO 9002 – VERSÃO 2000 NO T.R.C.
- Toda a informação de clientes nova ou permanente, passadas para área operacional, deve ser por escrito com a maior clareza possível, para que não haja erros futuros por más interpretações.
- Nenhuma mercadoria deve permanecer parada em nossos terminais, além do previamente combinado, seja nos terminais de origem, nos terminais intermediários, ou nas filiais.
- Mais importante que qualquer promessa ao cliente, é a entrega das mercadorias a nós confiadas, se possível, antes dos prazos combinados. Prazos de entregas e informações claras são à base de credibilidade para qualquer empresa de transportes.
- Tão importantes quanto os prazos de entrega, são as informações por escrito, para cada filial de origem, ou destinatário; e ainda para os remetentes quando os manuais de procedimentos prever, de quaisquer desvios do previamente combinado.
- Nunca deixar de cumprir os prazos de entrega, ou deixar de entregar as mercadorias a nós confiadas, por causa de pequenas avarias, complete antes os produtos faltantes, ou indenize-os diretamente aos destinatários. (Exceto se o manual específico de procedimentos prever o contrário).
- No caso de fretes CIF’s, deve-se devolver todos os canhotos de notas fiscais, grampeados em seus respectivos conhecimentos de entregas – datado, assinados, e carimbados. No caso de viagens interestaduais o motorista deverá enviar-nos os comprovantes via SEDEX.
- Em caso de recusas de mercadorias pelos destinatários, temos que lhes pedir que descrevam o motivo no verso do conhecimento de transporte, e no caso do destinatário se recusar a fazê-lo devemos nós mesmos, descrever estes motivos. Isto é fundamental para que não sejamos cobrados por atrasos nas entregas, e ainda, possamos cobrar o frete de 100 % do frete original nos casos de reentregas. Devolução deve cobrar 100 % do frete original.
- Como já mencionamos acima, haverá clientes com manuais de procedimentos específicos, que terão pontos diferentes destes aqui apresentados, ou ainda, divergentes destes; neste caso, cada filial deve abrir uma pasta de manuais de procedimentos específicos, e deve haver treinamento, em todos os níveis em cada filial, destes manuais, deixando registrado estes treinamentos, para que no caso de auditorias, possamos apresentar estes relatórios.
- Antes que serviços de transportes, nós prestamos serviços de informações, por isso, precisamos urgentemente, adotarmos um único padrão de formulários, de conceitos e processos etc. Sendo assim, temos que desenvolver, juntos, esta linguagem; por isso, os colegas e clientes internos e externos, devem participar ativamente deste “ESPÍRITO” para que possamos atingir com sucesso, os nossos objetivos.
- Nunca tão somente criticar, mas sim, criticar apresentando propostas de melhorias e comprometendo-se com estas propostas, para que assim, possamos de fato, sermos o maior negócio de transporte, com uma empresa enxuta do tamanho ideal, repassando aos clientes, apenas o custo justo.
- POLÍTICA DE QUALIDADE TRANSLILO TRANSPORTES
A SATISFAÇÃO TOTAL DOS CLIENTES É O PRINCIPAL OBJETIVO DA TRANSLILO TRANSPORTES
Nosso compromisso é a melhoria contínua de produtos e serviços visando superar as expectativas do cliente, assegurando a confiabilidade, flexibilidade em níveis competitivos de qualidade, preço e prazo.
Meios para atingir esta performance:
- RESPEITO AO SER HUMANO
Incluindo o mais alto conceito ao trabalho e estimulando o desenvolvimento pessoal via participação ativa nos Programas para melhoria da Qualidade e Produtividade.
- PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Considerando sempre o impacto sobre o meio ambiente em todos os projetos que desenvolvemos e estimulando nossos colaboradores a adotarem a mesma atitude.
- PARCERIA COM CLIENTES E FORNECEDORES
Estimulando a cooperação e sinergia para uma integração mútua de processos e metas.
- MELHORIA CONTÍNUA DE NOSSOS PROCESSOS
Atualizando sempre nossos métodos e técnicas, estimulando nossos colaboradores para uma constante abertura as inovações.
- GESTÃO DA QUALIDADE
Promovendo a conscientização junto aos nossos colaboradores, assegurando o gerenciamento desta política, tendo como meta, o planejamento e os objetivos da Qualidade para todos os negócios da Empresa.
Certamente que o atendimento integral desta política, nos conduzirá a níveis de excelência em qualidade e produtividade, assegurando uma composição de competitividade e responsabilidade quanto ao nosso papel na sociedade.
(Soluções Personalizadas em Transporte e Distribuição) |